33 anos de vida
Fundada sob a designação de Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas em 17 de março de 1988 com os seus Estatutos publicados em Diário da República – III Série no 127 de 1-06-1988. Desde então, dedica a razão da sua existência e o esforço dos seus dirigentes associativos na defesa do interesse dos estudantes do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, dentro e fora da Instituição de ensino, assim como na oferta de atividades de índole científica e cultural para toda a comunidade envolvente.
Com a sua ousadia e irreverência, astúcia e convicção, a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas tem vindo a desempenhar um papel de representante dos estudantes do ISCSP junto de todos os órgãos intervenientes no ensino superior. A melhoria de condições e qualidade do ensino, os apoios diretos e indiretos prestados surgem como objetivo, presando-se sempre por uma postura responsável, democrática e de igualdade de direito.
A formação dos estudantes do ISCSP – ULisboa é fortemente influenciada pela AEISCSP através do seu contributo no fomento de atividades culturais, físicas, desportivas e político-sociais. Neste contexto, convém aliás destacar a panóplia de iniciativas que levamos a efeito nestas áreas, sem esquecer, a ligação do Instituto e dos seus estudantes à realidade socio-económica e política do país e da região. Apresentando o seu foco de ação dividido essencialmente em três áreas específicas (académica, política e social), a AEISCSP é a estrutura representativa de todos os estudantes inscritos no nosso Instituto.
São Objetivos da AEISCSP
- Representar e unir os estudantes do ISCSP e defender os seus interesses sem exceção nem discriminação;
- Estimular a participação dos estudantes do ISCSP na vida associativa e académica, bem como na discussão dos problemas educativos;
- Contribuir para a formação cívica, física, cultural e científica dos seus membros, nomeadamente através da prestação de serviços e apoio social, cultural, pedagógico, desportivo e recreativo;
- Reforçar as relações entre todos os estudantes, nomeadamente, através da participação em estruturas federativas regionais, nacionais e internacionais.
Desde a sua génese, apresenta a função de defender e promover os valores fundamentais do ser humano, contribui para a participação cívica dos seus membros na discussão de problemas educativos em cooperação com todos os organismos estudantis (nacionais ou estrangeiros) cujos princípios não contrariem os estatutos desta Associação e, por fim, participa na gestão e orientação do Instituto.